Notícias

Lançado Grupo Gestor do Plano ABC no Rio Grande do Sul

Na quinta-feira, 30 de agosto, foi lançado o Grupo Gestor Estadual (GGE) do Rio Grande do Sul do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Governo Federal. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura do Estado com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-RS), além da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), que coordena as ações dos GGEs nos estados.
Para a construção dos projetos nos estados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais (19 ao todo), com o objetivo de auxiliar na divulgação e implementação do ABC nas unidades da Federação. “O principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. Para isso, o Mapa está trabalhando em parceira com os estados e os municípios na capacitação dos técnicos para levar as informações ao produtor”, disse o coordenador do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, Elvison Ramos.
Os grupos gestores também têm o objetivo de definir as metas estaduais para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. O Governo Federal espera, inclusive, ter resultados ainda mais expressivos que a meta de reduzir, até 2020, entre 125 e 133 milhões de toneladas de CO2.
Saiba mais
A linha de crédito oferecida aos produtores rurais para a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis é conhecida como Programa ABC. Entre as práticas financiadas, estão sistema de plantio direto, tratamento de resíduos animais, integração lavoura-pecuária-floresta, fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas e recuperação de áreas degradadas.
Para a safra 2012/2013, o programa terá R$ 3,4 bilhões disponíveis em linhas de crédito. A taxa de juros para o período diminui em relação à safra anterior, de 5,5% para 5% ao ano, a menor fixada para o crédito rural destinado à agricultura empresarial praticados pelo Banco do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo para pagamento é de 5 a 15 anos, e o limite de financiamento é de R$ 1 milhão.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...