quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como Começou a Agricultura No Brasil

Como Começou a Agricultura No Brasil

O primeiro alimento a ser produzido em grande escala no Brasil foi a cana-de-açúcar. Trazida da Espanha, a planta encontrou terreno fértil no Nordeste brasileiro e passou a ser o carro-chefe da agricultura brasileira. Para que isso ocorresse, porém, foram utilizadas a mão de obra escrava foi e a exploração da terra em latifúndios.

A cultura prioritária da cana-de-açúcar durou até o final do século XVII, quando os grandes engenhos não aguentaram mais os prejuízos causados pela monocultura. Com isso, as grandes fazendas começaram a apostar em outros produtos, como o cacau e o algodão.

Já entre o final do século XVIII e o início do século XIX, o café surgiu como a nova força da economia nacional. Como o Brasil é uma terra fértil e foi colonizada de uma forma exploradora por Portugal, é correto afirmar que a história da agricultura nacional está intimamente ligada ao desenvolvimento do país.

Com o crescimento da cultura dos cafezais, uma nova força dominante surgiu na política brasileira: Os chamados Barões do Café. Esses grandes fazendeiros, além de dominarem o mercado econômico nacional, passaram a ter grande força política também, chegando a definirem quem governaria o país.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...